Diretora da Secretaria de Turismo realiza capacitação na Espanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 20:47, por: cdb

Entre 23 de maio e 29 de julho, a turismóloga Cláudia Elane de Souza Soares, servidora efetiva da Prefeitura de Sete Lagoas (funcionária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) participou do “Curso Universitário Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento”, ministrado pelas instituições espanholas Universidade Aberta da Cataluña e Universidade de Valência, além da Universidade de Andorra. O curso foi realizado junto à Fundação Themis, da Organização Mundial de Turismo (OMT), em módulos à distância e presencial, quando Cláudia Elane teve a oportunidade de estudar em Valência (Espanha) e em Santa Julia de Dória (Andorra).

A servidora da Prefeitura conheceu a metodologia aplicada pela OMT, através da Fundação Themis, em projetos desenvolvidos por grupos de voluntários aprovados nesse processo e que podem colaborar no planejamento da atividade turística em países em desenvolvimento. “A exemplo do que aconteceu em Sete Lagoas e região do Circuito Turístico das Grutas, e que teve como foco a Rota das Grutas da Linha de Lund, quando a fundação, um grupo de voluntários de diversas nacionalidades, equipe técnica da SETUR – MG, estudantes da PUC Minas, com a colaboração de técnicos das administrações municipais e comunidade, trabalharam na elaboração de estratégias para o desenvolvimento turístico da Rota das Grutas de Lund”, explica a servidora.

Na avaliação de Cláudia Elane, a capacitação traz benefícios de cooperação da Prefeitura com organismos internacionais. “É uma oportunidade para estreitar as relações entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Turismo, a Fundação Themis e a OMT, considerando que esta é a instituição mundial normativa para a atividade turística mundial”.

A servidora, que desempenha a função de Diretora de Turismo na secretaria municipal, lembra que sua participação nos cursos de capacitação “contou com o apoio de diversas pessoas, entre amigos e conhecidos, que colaboraram e com o imprescindível apoio do prefeito Maroca”.