Diretor do Detran considera positiva operação de carnaval no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005 as 17:10, por: cdb

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ), Hugo Leal, disse  à Agência Brasil que a campanha de educação para o trânsito realizada pelo órgão durante o carnaval foi positiva. O Detran distribuiu cerca de 50 mil panfletos, 10 mil camisetas e mil cartazes com a frase Se Beber Não Dirija, com o objetivo de conscientizar o folião da importância de não associar bebida com trânsito.

Leal disse que a campanha foi bem recebida pelo público, mas ressaltou que nesta época a população nem sempre observa os cuidados necessários para evitar acidentes como os registrados nas estradas de acesso ao Rio de Janeiro.

Nas áreas de maior concentração popular, o Detran/RJ distribuiu máscaras com caricaturas de feridos, para mostrar como fica alguém que sofre um acidente. Os agentes do Detran realizaram 800 testes com bafômetro em voluntários nos bares da cidade e apenas 30 pessoas foram aprovadas. Isso significa que 96% delas não tinham condições de dirigir, por apresentar níveis de álcool acima do permitido pela legislação.

Leal lembrou que a campanha de educação para o trânsito tem caráter permanente, durante todo o ano, e se intensifica nos períodos de férias escolares, em feriados prolongados, como o carnaval e a semana santa, algumas vezes em parceria com o programa Pare, do governo federal.