Direitos Humanos debate biopolítica e sociedade de controle

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de setembro de 2011 as 05:55, por: cdb

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza hoje seminário sobre o tema “Direitos humanos, biopolítica e sociedade de controle”. Foram convidados os professores Peter Pál Pelbart, da PUC-SP, e Sérgio Amadeo da Silveira, da Universidade Federal do ABC.

O debate foi proposto pela presidente da comissão, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS). Ela cita o filósofo Toni Negri, que prevê o advento de uma revolução das informações, com profundos efeitos na vida econômica, social e cultural em todo o mundo.

“Parece-nos necessária a reflexão, por todos os defensores de direitos humanos, sobre a emergência das relações de trabalho decorrentes das inovações, bem como suas implicações em outros aspectos dos direitos individuais e coletivos”, diz a deputada.

“Se, de um lado, é possível antever uma democratização do acesso à informação e ao conhecimento, por outro, a coleta e concentração de informações pelas corporações que controlam a criação e a operação cibernéticas permite grau de influência inédito sobre a vida das pessoas, sem que haja uma consciência geral a esse respeito, e nem mesmo uma regulação dessas atividades”, acrescenta.

A reunião será realizada às 9 horas, no Plenário 5.

Da Redação/WS