Diminuem atrasos nos aeroportos

Arquivado em:
Publicado Sexta, 03 de Novembro de 2006 às 07:28, por: CdB

Na manhã desta sexta-feira os atrasos diminuíram em relação aos registrados nos últimos dias. Segundo funcionários dos aerorportos, o feriado prolongado está contribuindo para reduzir os problemas. Além disso, a convocação da força-tarefa pela Aeronáutica ajudou a restabelecer o tráfego aéreo. As filas para embarque são consideradas normais.

Durante a madrugada da quinta-feira, feriado de finados, o tráfego aéreo chegou a entrar em colapso, com terminais lotados. Foi então que a Aeronáutica decidiu intervir na operação-padrão, que começou na última sexta-feira, dia 27.

A operação-padrão foi uma medida tomada pelos controladores do tráfego aéreo  de acordo com as recomendações internacionais de segurança, e consiste em elevar as distâncias entre os aviões e reduzir o número de aeronaves vigiadas por controlador. A medida provocou, contudo, a seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos do país.

Na madrugada de quinta-feira, passageiros revoltados com a demora e a falta de informação  resolveram entrar nos balcões das companhias aéreas e até nos aviões. Para evitar maiores problemas, a TAM cancelou ontem a venda de passagens em todo o país para vôos nacionais e internacionais.

Foi então que a Aeronáutica decidiu adotar uma medida emergencial para conter a crise e convocou 149 controladores do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília. O não-cumprimento da convocação poderia resultar em punição e prisão.

Os controladores que trabalharam durante a madrugada ficaram impedidos de deixar o local. A Aeronáutica diz que todos foram obrigados a permanecer no Cindacta pela manhã para uma reunião. Apenas os que não foram convocados estão liberados.

Na opinião do fundador da associação dos controladores de vôo e ex-presidente da entidade, Ulisses Fontenele, a decisão do comando da Força Aérea Brasileira  (FAB) foi um aquartelamento. Já para a Aeronáutica houve apenas uma convocação.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo