Dilma resgata outro compromisso de campanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de março de 2011 as 09:10, por: cdb

O Rede Cegonha, lançado nesta 2ª feira em Belo Horizonte (leiam nota acima) pela presidenta Dilma Rousseff é o resgate de mais um de seus compromissos de campanha eleitoral. O programa prevê investimentos de R$ 9,4 bi até 2014 na humanização do atendimento a gestantes a bebês.

A maior parte dessa verba (R$ 7 bi) será empregada na construção e reforma de maternidades. A outra parcela vai para investimentos em pré-natal, garantindo um mínimo de seis consultas para cada gestante; o transporte de grávidas carentes na hora do parto; e atenção médica para as crianças até os 2 anos de idade.

Em seu início o programa priorizará as regiões Nordeste, metropolitanas, e a Amazônia Legal, áreas do país com maiores índices de mortalidade infantil e materna. Mas, até 2014, o programa estará implantado em todo o território nacional.

O Rede Cegonha é coordenado pelo Ministério da Saúde – responsável pela distribuição das verbas – e executado por Estados e municípios. Hoje, a mortalidade materna no Brasil é de 60 óbitos para cada 100 mil nascimentos e o objetivo do programa é baixá-la para um número entre 45 e 50 mortes. A mortalidade infantil é de 14,5 para cada mil nascimentos.

Na última semana, a presidenta Dilma Rousseff já havia lançado em Manaus o Programa de Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama.