Dilma é destaque no site da Secretaria de Estado Norte-Americana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de janeiro de 2011 as 19:35, por: cdb

>
01/01/2011Dilma é destaque no site da Secretaria de Estado Norte-Americana

Renata Giraldi, Luciana Lima e Danilo Macedo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A posse da presidenta Dilma Rousseff hoje (1º) em Brasília é a principal imagem do site da Secretaria de Estado Norte-Americana. São fotografias de Dilma publicadas em várias capas de jornais brasileiros. Em uma nota, o governo dos Estados Unidos informou que o Brasil é um “parceiro estratégico” e que pretende “aprofundar as relações” com os brasileiros.

“O Brasil é um parceiro essencial no hemisfério [Sul] e no mundo. Os Estados Unidos estão comprometidos em aprofundar a nossa relação em uma ampla gama de assuntos bilaterais, regionais e globais com o governo do Brasil. Os Estados Unidos esperam trabalhar com a presidenta eleita Rousseff e sua administração para que estes e outros objetivos comuns”, diz a nota.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, participou da posse da presidenta. Dilma e Hillary conversaram por pouco mais de dez minutos. Um tradutor apenas acompanhou o diálogo. A presidenta fala inglês fluente.

Hillary saudou a imprensa brasileira: “Feliz Ano-Novo”. Ao deixar o Palácio Itamaraty, onde foi servido o coquetel da posse, a secretária se despediu também de forma simpática. “Foi ótimo estar aqui. Foi maravilhoso estar no Brasil. Feliz Ano-Novo”.

A expectativa é que no primeiro semestre deste ano, Dilma se reúna com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo assessores. Ainda não há data definida para o encontro. Porém, diplomatas se organizam para que o encontro ocorra Washington, na capital dos Estados Unidos.
 

Edição: Rivadavia Severo

Leia também:

Hillary Clinton deixa o Itamaraty antes da chegada de Dilma Hillary deseja feliz Ano-Novo ao Brasil na chegada ao Itamaraty para o coquetel de posse Dilma leva mais tempo com Hillary, Chávez, Mujica e Lugo entre as autoridades estrangeiras na posse