Diários recebe duas indicações ao Oscar; Olga fica de fora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 13:15, por: cdb

O filme Diários de Motocicleta, sobre as aventuras do jovem Ernesto “Che” Guevara pela América Latina, recebeu duas indicações ao Oscar, uma de melhor roteiro adaptado e outra de melhor canção por Al Otro Lado Del Río.

O filme de Walter Salles é falado em espanhol, com roteiro de José Rivera. O longa é estrelado pelo mexicano Gael García Bernal, no papel de Che, e pelo argentino Rodrigo de la Serna, no papel do companheiro de viagem Alberto Granado.

O filme irá concorrer na categoria roteiro adaptado com Antes do Pôr-do-Sol, Finding Neverland, Menina de Ouro e Sideways — Entre Umas e Outras.

Na categoria melhor canção, Al Otro Lado Del Río, do uruguaio Jorge Drexler, disputa com Accidentally In Love (Shrek 2), Believe (O Expresso Polar), Learn To Be Lonely (O Fantasma da Ópera) e Look To Your Path (Vois Sur Ton Chemin) (The Chorus).

O trabalho do diretor brasileiro foi indicado também a vários outros prêmios importantes. Na segunda-feira, o longa recebeu a indicação ao Oscar francês, o César, de melhor trabalho estrangeiro.

Na categoria do Oscar de filme estrangeiro, Olga, de Jayme Monjardim, ficou de fora. O longa foi o escolhido pelo Brasil para tentar uma vaga entre as indicações.

Os escolhidos para concorrer a esse prêmio foram As It is in Heaven (Suécia), The Chorus (França), Downfall (Alemanha), Mar Adentro (Espanha) e Yesterday (África do Sul).

Quem saiu na frente na corrida foi o épico de Martin Scorsese sobre a vida de Howard Hughes, O Aviador, com 11 indicações. A saga de boxe melodramática Menina de Ouro, de Clint Eastwood, e o drama Finding Neverland receberam sete indicações cada.

Os três filmes vão concorrer ao prêmio de melhor filme, junto com a biografia de Ray Charles, Ray, e a comédia Sideways.

Cofira a lista completa de indicados:

Melhor Filme

O Aviador

Em Busca da Terra do Nunca

Menina de Ouro

Ray