‘Diários’ recebe 7 indicações para o Bafta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de janeiro de 2005 as 16:45, por: cdb

Diários de Motocicleta, de Walter Salles, foi indicado para o prêmio Bafta – mais importante do cinema na Grã-Bretanha – em sete categorias, entre elas melhor filme.

O ator mexicano Gael Barcía Bernal, que faz o papel do jovem revolucionário Ernesto “Che” Guevara, concorre como melhor ator.

Ele enfrenta na disputa Jim Carrey (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças), Jamie Foxx ( Ray, a biografia do compositor Ray Charles), Johnny Depp (Em busca da terra do nunca) e Leonardo Dicaprio (O Aviador).

A cerimônia de entrega do Bafta está marcada para 12 de fevereiro, duas semanas antes do Oscar.

Kate Winslet recebeu duas nomeações como melhor atriz, por suas atuações em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Em busca da terra do nunca.

Ela vai competir contra outra atriz britânica, Imelda Staunton, protagonista de Vera Drake, do diretor Mike Leigh, indicado para a disputa em sete categorias.

Charlize Theron (Monster – Desejo Assassino) e Ziyi Zhang (O Clã das Adagas Voadoras) também disputam na categoria de melhor atriz.

O filme que disputa o Bafta no maior número de categorias, 14, é O Aviador, de Martin Scorsese, o grande ganhador no domingo do Globo de Ouro.

Diários de Motocicleta concorre ainda nas categorias ator coadjuvante (Rodrigo de la Serna), melhor filme em língua estrangeira, roteiro adaptado, trilha sonora e cinematografia.

O filme perdeu o Globo de Ouro, na categoria de melhor filme em língua estrangeira.