Diário paulista inventa matéria sobre Serra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 23 de setembro de 2002 as 19:09, por: cdb

A Agência Estado publicou, na última sexta-feira, matéria “informando” sobre a visita do candidato José Serra ao estado de Tocantins no dia 20 de setembro. O problema: Serra não foi ao Tocantins porque o barulho da chuva atrasou a gravação de seu programa eleitoral, prendendo-o em S. Paulo. Mesmo tendo sido cancelada, a viagem foi divulgada como se tivesse acontecido. A matéria assinada por Renata Giraldi e despachada as 13h07, entre outras coisas, afirmava:

“Em clima de vitória, o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PFL), reuniu os principais aliados para recepcionar o candidato da Grande Aliança (PSDB/PMDB) à Presidência, José Serra”(…)”numa visita que durou menos de quatro horas, Campos arregimentou 134 dos 139 prefeitos do Estado e os demais candidatos ao governo e ao Senado em torno do tucano para uma carreata e um comício em Palmas”.

O texto do despacho da Agência Estado informava ainda sobre a participação de José Serra em uma carreata “que passou pelas principais áreas da cidade, pelo bairro de Aureny (um dos mais pobres), e a avenida principal”. O pior foi a frase: “em frente ao único shopping da capital de Tocantins, ele fez um comício, que segundo cálculos da organização reuniu cerca de 20 mil pessoas”.

A mesma reporter, em despacho feito as 17h40, publicou: “Serra Cancela Viagem ao Tocantins”