Diário Oficial anuncia aumento da mistura do álcool à gasolina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 10 de novembro de 2006 as 15:44, por: cdb

A resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool que autoriza o aumento de 20% para 23% da adição do álcool anidro à gasolina, a partir do próximo dia 20, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. A medida foi tomada no dia 31 de outubro, para viabilizar a venda de parte do grande estoque atual do álcool, em torno de 5,1 bilhões de litros, que será suficiente para o consumo adicional de 60 milhões de litros mensais até a entressafra, no segundo trimestre de 2007, totalizando 307 milhões de litros.

A previsão do conselho, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é de que, mesmo com o aumento da adição, o preço do produto ao consumidor não deverá ter alta expressiva, quando a cana-de-açúcar começar a ser colhida no próximo ano. No mês de maio, quando se iniciará a safra da cana-de-açúcar, o país terá ainda estoque de 614 milhões de litros.
Neste ano a exportação de álcool ficará em torno de 700 milhões de litros. O setor sucro-alcooleiro pretendia que o governo autorizasse o aumento do percentual da mistura para 25% mas “o governo foi cauteloso”, segundo o presidente do conselho, Luis Carlos Guedes Pinto, e preferiu ficar nos 23%. Os estoques correspondem à safra da região Centro-Sul, pois a cana produzida no Nordeste atende apenas às necessidades da região.