Dia nacional do Registro Civil será lançado pela Unicef

Arquivado em:
Publicado Quarta, 15 de Outubro de 2003 às 00:25, por: CdB

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas regiões Norte/Nordeste, o subregistro indicava, em 1996, um percentual de 54,3% e 46,1%, respectivamente.
 
No Brasil, cerca de um milhão de crianças não possuía a certidão de nascimento e registro civil. Para regulamentar isso, foi criada uma lei que estabeleceu a gratuidade no registro civil de nascimento, e mesmo assim, considerando as dificuldades para implementar essa lei, foi criada a Campanha Nacional, desencadeada pelo Ministério da Saúde, Justiça, Educação, Previdência e Assistência Social e outros, para estimular a sociedade a registrar seus filhos.

Segundo dados divulgados pelo Fundo Mundial das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, cerca de 30% das crianças nascidas no nordeste não têm a certidão de nascimento, o que caracteriza a falta de cidadania para estas pessoas.

Em Sergipe o quadro não é diferente, estima-se que cerca de 27,5% das crianças não têm registro de nascimento. Uma mobilização estará acontecendo no próximo dia 25 e vai contar com uma série de atividades educativas que possam conscientizar os pais para a importância de registrar seus filhos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo