Dia Internacional da mulher será comemorado em grande estilo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 13:18, por: cdb

Macaé vai comemorar o Dia Internacional da Mulher em grande estilo. O evento dedicado a elas está sendo preparado pela subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social, e vai reunir diversas entidades locais na Praça Veríssimo de Melo, na próxima quinta-feira (8).

Durante todo o dia, das 10h às 17h, serão realizadas ações de orientação sobre temas como os direitos da mulher e saúde curativa e preventiva. Também serão oferecidos serviços como corte de cabelo, maquiagem, alongamento, aferição de pressão arterial, entre outros.

No na sexta-feira (09), haverá no mesmo local uma grande feira de artesanato e uma palestra realizada por representantes do Sebrae/RJ. Já no sábado (10), a comemoração será feita na principal rua do bairro Lagomar, com oficinas de artesanato, ações de promoção da saúde da mulher, inscrição para cursos e muitas outras atividades.

A festa feminina não para por aí. Durante todo o mês haverá palestras de educação em saúde nas diversas comunidades, principalmente nos bairros que possuem os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Espaço Mulher Cidadã – Uma das ações previstas para celebrar a data, que lembra as lutas e as conquistas das mulheres, será a inauguração do “Espaço Mulher Cidadã”, prevista para o próximo dia 15. Trata-se do ambiente onde já são desenvolvidos ações e serviços relacionados à promoção de políticas comunitárias, como o programa Renda Mulher – que permanentemente proporciona geração de trabalho e renda para as cidadãs, com cursos de capacitação profissional.

O espaço, que fica localizado no antigo prédio onde funcionava a subsecretaria de Política para as Mulheres (na Rua da Igualdade), recebeu o nome de “Erosita França Lecler”, em homenagem póstuma a cidadã que durante muitos anos se engajou na luta em favor das mulheres macaenses. A oficialização do nome será feita nesta semana pela Câmara de Vereadores.

O local sofreu reformas para acomodar melhor os cursos de capacitação profissional como os de cabeleireiro, depilação, culinária e confeitagem e de corte e costura, entre outros. Depois de inaugurado, continuará a oferecer o programa Renda Mulher com a finalidade proporcionar geração de trabalho e renda às cidadãs.

Para a subsecretária Vânia Deveza, o dia oito de março sempre deve ser marcado como mais um dia de luta em favor da mulher. – Estamos preparando uma programação para mulher, de forma a fortalecer sua cidadania com políticas públicas destinadas a elas. Para isso contamos com a parceria de diversos órgãos. Durante o evento, além de apresentarmos ações e serviços que ajudam no enfrentamento à violência contra a mulher, daremos muita informação sobre saúde, nutrição e hábitos saudáveis. Nossa missão é buscar ações que as promovam em todos os sentidos – disse.

Dia da Mulher – O dia 8 de março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Essa data lembra a luta e a morte de 130 operárias num incêndio de uma fábrica em Nova Iorque, onde elas reivindicavam redução da jornada de trabalho. Depois disso, as mulheres de todo o mundo vêm rompendo com a discriminação e conquistando marcos em sua história, buscando seus direitos e ocupando espaços com