Desfile da Independência reúne milhares de pessoas no centro do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de setembro de 2011 as 13:35, por: cdb

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Milhares de pessoas participaram hoje (7) da tradicional parada militar de 7 de Setembro na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Apesar do calor e da multidão, idosos e crianças eram maioria entre o público. O editor de imagens, André Luiz Santos, levou o filho Antônio, de 2 anos, pela primeira vez ao desfile.

“Meu pai me trazia quando eu era pequeno e agora trago o meu filho para distrair, pois criança se amarra em desfiles, jipe, avião”, comentou André, com o filho nos ombros.

O veterano da 2ª Guerra Mundial, o aposentado Ed Torres Furtado, 89 anos, que municiava os aviões brasileiros, disse que faz questão de participar do desfile para celebrar a paz. “Sofremos muito lá, porque foi um sufoco tremendo, então é muita emoção estar aqui em paz. Estou feliz da vida”.

Dezenas de bombeiros aproveitaram a ocasião para fazer uma manifestação pacífica contra as condições de trabalho e baixos salários. Vestidos de vermelho e carregando cartazes contra o governador Sérgio Cabral, eles ocuparam a arquibancada em frente à tribuna de honra onde as autoridades assistiam ao evento. Durante a passagem dos bombeiros, o grupo se retirou da arquibancada e marchou pela via paralela à da parada militar, gritando palavras de ordem.

Logo após o desfile, foi a vez de os movimentos sociais realizarem a 17ª edição do Grito dos Excluídos. Este ano, os manifestantes protestaram contra os megaeventos que estão previstos para ocorrer no Rio,  os empreendimentos da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o descaso com os servidores públicos e com a saúde.

A Marinha também comemorou a Independência do Brasil com um desfile naval na orla do Rio. Navios, submarinos e helicópteros da Marinha passaram pela Barra da Tijuca, pelo Forte de Copacabana e terminaram o desfile na Baía de Guanabara.

Edição: Graça Adjuto