Desemprego cai em dezembro em todo o país

Arquivado em:
Publicado Terça, 25 de Janeiro de 2005 às 09:01, por: CdB

A taxa de desemprego em dezembro passado ficou em 9,6% nas seis maiores regiões metropolitanas do país, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira vez, desde iniciada a nova pesquisa, em outubro de 2001, que a taxa de desemprego fica em um dígito.

Em novembro, a taxa atingira 10,6%. Em dezembro de 2003, o desemprego atingira 10,9% da população economicamente ativa (soma dos que estão trabalhando com os que estão em busca de emprego).

A taxa de desemprego ficou em 11,5% na média de 2004 nas seis maiores regiões metropolitanas do país. Embora ainda em patamar elevado, o desemprego foi menor em relação a 2003, quando 12,3% da população economicamente ativa estavam sem trabalho.

De novembro para dezembro, o número de pessoas desempregadas caiu 10,8%, totalizando 2,1 milhões de pessoas. No período, foram abertos apenas 20 mil postos de trabalho, o equivalente a mais 0,1% de novos empregos em relação ao mês anterior. A principal razão para a taxa ter diminuído foi a menor procura por trabalho no período.

A renda média do trabalhador registrou queda de 1,8% na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2003, a renda média elevou-se em 1,9%. Segundo a pesquisa, o rendimento médio do trabalhador correspondeu em dezembro a R$ 895, 40. A maior taxa de desemprego, de 15,4%, foi apurada em Salvador. Já a região metropolitana de Porto Alegre apresentou a menor taxa, de 6,6%.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo