Deputado pretende transferir feriados para sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de maio de 2003 as 15:31, por: cdb

Todos os feriados que coincidirem com os dias de segunda a quinta-feira serão transferidos para a sexta-feira seguinte, caso seja aprovado o Projeto de Lei 774/03, do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

A proposta, que tramita na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, preserva apenas os feriados de Confraternização Universal, Independência e Natal. Se ocorrer mais de um feriado na mesma semana, todos serão comemorados na mesma sexta-feira.

O autor do Projeto de Lei lembra que a ocorrência de feriados no meio da semana causa grandes prejuízos à economia nacional, com quedas na balança comercial e nas bolsas de valores.

– O Brasil literalmente pára nas semanas em que se celebra, por exemplo, o Carnaval, o dia da Padroeira, do Trabalhador, de Finados e da Proclamação da República. Quando isso acontece, muitas pessoas enforcam os dias restantes, fazendo com que ocorra o chamado feriadão – defende.

Depois de votada pela Comissão de Educação, onde aguarda designação de relator, a proposta será encaminhada ao exame da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.