Deputado constituinte Fernando Sant’Anna morre aos 96 anos em Salvador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 09:17, por: cdb

O ex-deputado federal Fernando Sant’Anna, presidente de honra do PPS, morreu nesta quinta-feira (1º), aos 96 anos, em Salvador.

Ele foi deputado constituinte (1987/88), integrando a sua Comissão da Ordem Econômica e a Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, além  da Frente Parlamentar Nacionalista.

Sant’Anna se notabilizou pela luta em favor da nacionalização do subsolo e de suas riquezas minerais, coordenando a campanha “O Petróleo é Nosso”.

Ex-militante estudantil, um dos fundadores da União Nacional dos Estudantes (UNE), ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1960. Foi cassado após o golpe militar de 1964 e exilado. Após a Anistia, retomou a carreira parlamentar, elegendo-se novamente deputado federal em 1982 e 1986.

Formou-se em 1944 em Engenharia pela Escola Politécnica da Bahia, em Salvador. No ano seguinte, tornou-se engenheiro-chefe do Segundo Distrito da Aeronáutica (Bahia e Sergipe), sendo logo depois chamado a trabalhar como assessor direto do educador Anísio Teixeira, no governo de Octávio Mangabeira, como engenheiro-chefe encarregado da Planificação e Construção de Escolas Públicas.

Da Redação/WS