Depois de visita de dois dias, Obama deixa o Brasil e segue para o Chile

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de março de 2011 as 07:35, por: cdb
Barack Obama
o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro

O Air Force One, avião que trasporta o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Ao chegar à pista, Obama cumprimentou o embaixador norte-americano, Thomas Shannon, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Acompanham o presidente a primeira-dama Michelle Obama e as filhas do casal, Malia e Sasha.

Após a partida de Obama, Cabral disse que a família presidencial deixou o país bastante impressionada com o que viu. Segundo ele, Obama vai guardar as melhores lembranças. – Eles ficaram encantados. Essa é a marca que o Rio vai passar para o Brasil e para o mundo, que esse é um lugar bom para se viver, para se trabalhar, para se visitar. Temos um povo amigável, afirmou.

Cabral disse que reforçou o convite para que Obama volte ao Rio e acrescentou que não faltam motivos para isso. – Ele respondeu que espera voltar. Temos as Olimpíadas, a Copa do Mundo, destacou.

O governador também ressaltou que a visita de Obama é motivo de orgulho porque não foi registrado nenhum problema durante sua estadia na cidade. – Ele foi a uma comunidade pacificada Cidade de Deus sem qualquer problema, foi ao Theatro Municipal, que está reformado, foi ao Cristo Redentor, que ganhou nova iluminação, disse.

O prefeito Eduardo Paes também avaliou como positiva a visita do chefe de Estado norte-americano. – Foi uma honra e eles ficaram bastante impressionados, principalmente, no Cristo Redentor. Durante 15 minutos, as nuvens foram embora e a gente conseguiu ver toda essa maravilha que é o Rio, descreveu.

O predidente norte-americano chegou ao Brasil. Antes da visita ao Rio, ele esteve em Brasília, onde se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, entre outras autoridades, e com empresários.

Obama segue para Santiago, capital do Chile, onde continua sua viagem à América Latina. Lá, ele se encontrará com o presidente Sebastián Piñera, com quem deve assinar acordos de cooperação econômica. O presidente norte-americano janta em Santiago e viaja para El Salvador, onde deve ficar menos de 24 horas.