Denúncia da Procuradoria-Geral atinge em cheio o PT e o governo Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de abril de 2006 as 09:40, por: cdb

Terremoto

A denúncia oferecida pelo procurador-geral da República. Antônio Fernando de Souza, está causando um verdadeiro terremoto político. Ela descreve o organograma e explica o funcionamento de “uma sofisticada organização criminosa”. Nomeia 40 de seus integrantes e aponta como chefe o ex-ministro José Dirceu e como seus braços-direitos a antiga cúpula do PT: o presidente José Genoino, o tesoureiro Delúbio Soares e o secretário-geral Sílvio Pereira.

 

Os crimes e o objetivo

O procurador Antônio Formação descreve os crimes cometidos pela organização criminosa como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva. E afirma que ela tinha como objetivo “garantir a continuidade do projeto de poder do PT”. Quem viveu o PT de dentro não se surpreende com essas conclusões.

 

Frase do dia

De Ricardo Berzoini, presidente do PT: “A denúncia mostra que o presidente Lula não nomeou um Geraldo Brindeiro para a Procuradoria-Geral da República”. O presidente do PT não deixa de ter razão. Ao contrário do engavetador-geral Geraldo Brindeiro, nomeado por FHC, o atual procurador Antônio Fernando é um sujeito sério. Mas a essa altura, depois de tomar conhecimento de uma denúncia que é um verdadeiro exocet contra o PT e o governo Lula, é só isso que Berzoini tem a dizer como consolo?

 

O que dirá o PT agora?

Sempre que o PT se viu diante de denúncias desse tipo reagiu de duas formas: responsabilizou a direita e a mídia conservadora por elas ou culpou individualmente Delúbio Soares pelos malfeitos. Ontem, logo que soube do teor da denúncia de Antônio Fernando o PT ficou como que nocauteado e não tinha uma estratégia clara de defesa. Não sabia bem o que dizer. Mas vai ser difícil tentar desqualificar o denunciante.

 

Sorte de Alckmin

O tucano Geraldo Alckmin tem tido sorte nos últimos dias. Quando veio à tona a história dos 400 vestidos de luxo recebidos por sua mulher, caiu Palocci e o assunto passou a ocupar a maior parte do noticiário. Agora, diante das notícias