Dengue: Saúde confirma apenas um caso até agora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 16:35, por: cdb

Ribeirão Preto, 25 de Janeiro de 2012

Dengue: Saúde confirma apenas um caso até agora
Em janeiro de 2011 o Departamento de Vigilância Epidemiológica registrou 975 casos. No mesmo mês em 2010 foram 1.583 casos

 

Foto Roberto Galhardo

Saúde confirma apenas um caso de dengue até o momento

 
Desde o ano passado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde vem registrado decréscimo significativo no número de casos de confirmados por dengue em Ribeirão Preto. A queda tem sido tão acentuada que até nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, o Departamento confirmou apenas um caso de dengue, contra 975 registrados no mês de janeiro do ano passado.

Para a médica Ana Alice Castro Neves, diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a queda reflete todo o trabalho desenvolvido em 2011 e que contou com a participação efetiva da população. “Esses número mostram que o trabalho realizado foi correto. Mas não podemos baixar a guarda. Se hoje esses números estão baixos é porque trabalhamos duro em 2011. Então temos que manter todas as ações e jamais descuidar da limpeza das nossas casas”, ressaltou ela.

Conscientização – O trabalho de conscientização e prevenção à dengue não para e o Departamento de Controle de Vetores tem desenvolvido várias ações objetivando manter o meio ambiente livre de recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

 

Foto MateusZF

Programa de Controle de Vetores continua com ações preventivas

 

A coordenadora do Programa de Controle de Vetores, Lúcia Taveira, realizou na noite desta terça-feira, dia 24, palestra sobre dengue com formas de contaminação e prevenção para estudantes que estão participando do projeto “Missão Solidariedade Marista”. “Eles estão atuando em uma área, na região do Jardim Progresso, onde temos muitos casos de dengue e de acidentes com escorpiões”, informou. A palestra sobre prevenção a acidentes com escorpiões será na quinta-feira, dia 26.

Fiscalização – Outra ação que vem sendo desenvolvida é a visita dos agentes de controle de vetores, acompanhados por fiscais da Vigilância Sanitária, em pontos estratégicos previamente cadastrados.

No dia 14 de janeiro, agentes de controle de vetores e fiscais da Vigilância Sanitária estiveram em uma borracharia no distrito de Bonfim Paulista, vistoriando o local, onde foi encontrado foco positivo para o mosquito transmissor da dengue. Já no dia 19, a ação aconteceu em uma empresa de sucatas na avenida Brasil, onde foram encontrados 30 focos de larva, sendo que todos foram positivos para o Aedes aegypti. As duas empresas foram autuadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária.

 

Foto MateusZF

Em parceria com a Vigilância Sanitária pontos estratégicos estão sendo visitados e autuados