Democratas elegem Nancy Pelosi para Câmara de Representantes dos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 16 de novembro de 2006 as 15:45, por: cdb

Após votação unânime dos líderes democratas, Nancy Pelosi tornou-se nesta quinta-feira a primeira mulher a presidir a Câmara de Representantes dos Estados Unidos, como já era previsto. Pelosi,66, assumirá o cargo no início da nova legislatura, em 3 de janeiro.

Além de ser a titular da câmara baixa, Pelosi, democrata pela Califórnia, também ocupará o segundo lugar na linha de sucessão presidencial, segundo a Constituição americana. Pelosi substituirá o atual presidente no órgão legislativo, o republicano Dennis Hastert, depois que os democratas recuperaram na semana passada a maioria nas duas câmaras do Congresso, após 12 anos como minoria.

Apesar de sua nomeação ter estado livre de controvérsias, esse não é o caso na escolha de quem será seu “número dois”, já que o cargo é disputado pelos legisladores John Murtha (Pensilvânia) e Steny Hoyer (Maryland). Os dois defendem posições muito distintas em torno do que os EUA devem fazer no Iraque. Murtha promoveu a idéia de uma retirada das tropas do país, enquanto Hoyer é favorável a uma retirada gradual.

Pelosi guarda velhos rancores com Hoyer, com quem rompeu sua amizade em 2001, e o apoio que deu a Murtha no domingo – em clara intervenção no processo – foi amplamente criticado.

Em privado, muitos democratas moderados se queixaram das táticas de pressão e até ameaças que supostamente Pelosi usou para fazer com que Murtha, um amigo próximo, seja eleito novo líder da maioria democrata na Câmara de Representantes.