Demlurb intensifica apreensão de cães abandonados nas ruas centrais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 12:31, por: cdb

JUIZ DE FORA – 29/2/2012 – 15:23

Demlurb intensifica apreensão de cães abandonados nas ruas centrais

O Demlurb volta a intensificar, nesta quinta-feira, 1º de março, a captura de cães abandonados nas ruas do centro da cidade, com destaque para as ruas Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore e Benjamim Constant; as avenidas Barão do Rio Branco, Presidente Itamar Franco (antiga Independência) e Getúlio Vargas; a Praça Dr. João Penido (da Estação); e o Parque Halfeld.

O número de animais abandonados na cidade vem aumentando, principalmente devido o período do cio, sendo registrado crescimento das reclamações que chegam ao Demlurb, observa o encarregado geral do Setor de Apreensão de Animais, João Silmar Vianna. Com o nascimento dos filhotes, as pessoas não têm condições de cuidar deles e os soltam nas ruas.

Vianna esclarece que abandonar animal doméstico é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. São considerados maus-tratos, entre outras práticas, espancar, envenenar, não dar comida diariamente e manter o cão preso em corrente, local sujo ou pequeno demais.

A captura dos cães abandonados visa a evitar o aumento de risco de ataques, de transmissão de zoonoses, exposição a maus-tratos e o envolvimento em acidentes de trânsito. Os animais apreendidos são levados para o Canil Municipal, em Nova Benfica, e ficam à disposição para serem retirados pelos seus donos. Eles recebem alimentação e tratamento adequados, desde a disposição nas celas, até atenção veterinária permanente. Se os animais não forem resgatados pelos seus donos ficam disponíveis para doação.

O Demlurb orienta a população para que, ao verificar cães soltos nas ruas da cidade, informe imediatamente ao Canil Municipal por meio do telefone 3690-3591. O caminhão utilizado na apreensão dos animais trabalha em horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ou em caráter de urgência, sempre que for solicitado.

*Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3690-3537.
DEMLURB