Demissões na HP/Compaq devem passar de 30 mil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de outubro de 2001 as 16:52, por: cdb

A aquisição da Compaq pela Hewlett-Packard pode resultar em mais de 30 mil demissões – número duas vezes maior do que o previsto pelas duas companhias quando anunciaram o interesse no processo de fusãot. De acordo com analistas da indústria, a grande quantidade de cortes pode ser atribuída à queda na demanda e à sobreposição de produtos.

As duas fabricantes haviam divulgado planos para a eliminação de 15 mil postos de trabalho, para acabar com posições redundantes e também para tentar reduzir os custos da fusão – um esforço que, segundo os analistas, não será o bastante.

Além destes fatores, os ataques terroristas do dia 11 de setembro nos Estados Unidos levaram diversos especialistas a reduzir as previsões de vendas e lucros para as fabricantes de PCs, como a HP e a Compaq. O motivo é que seus principais clientes, do setor doméstico e corporativo, colocaram o pé no freio nos gastos.

Mas, antes mesmo dos atentados, os investidores já estimavam que as companhias pudessem anunciar um número maior de demissões, porque as duas empresas possuem diversos produtos similares.