Definidos os cursos para a escola técnica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 14:06, por: cdb

Uma audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação na noite desta segunda-feira, dia 26 de março, no Centro de Formação Profissional Walter Graf, definiu os cursos a serem oferecidos na escola técnica federal. Os cursos serão: Infraestrutura, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Hospitalidade e Lazer.

O secretário de Educação, Gilnei Leite, abriu o encontro e reforçou a importância da participação da comunidade no processo. “Finalmente concluímos o processo escolhendo os cursos que mais benefícios trarão aos viamonenses. O próximo passo é a licitação do projeto e, em seguida, a licitação para a obra.”

Infraestrutura: compreende tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte. (Aeroportuário, agrimensura, carpintaria, desenho de construção civil, edificações, estradas, geodésia e cartografia, geoprocessamento, hidrologia, manutenção de aeronaves, portos, saneamento, trânsito, transporte aquaviário, transporte de cargas, transporte dutoviário, transporte ferroviário e transporte rodoviário).

Gestão e Negócios: compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. (Administração, comércio, comércio exterior, contabilidade, cooperativismo, finanças, logística, marketing, qualidade, recursos humanos, secretariado, seguros, serviços de condomínio, serviços imobiliários, serviços públicos e vendas).

Informação e Comunicação: compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações. (Informática, informática para internet, manutenção e suporte em informática, programação de jogos digitais, redes de computadores, sistemas de comutação, sistemas de transmissão e telecomunicações).

Hospitalidade e Lazer: compreende tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação. (Agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, serviços de restaurante e bar).

Saiba mais sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Hoje, o IFRS possui 12 campus no Estado, em cidades como Porto Alegre, Rio Grande e Caxias do Sul. Dando continuidade ao processo de ampliação do instituto, mais quatro campus serão construídos, incluindo o de Viamão. O objetivo do IFRS é a formação de profissionais para o mercado de trabalho, com cursos de duração média de 2 anos e meio e focados nos conhecimentos. Os campus do IFRS possuem ensino inicial, ensino médio técnico, graduação, doutorado e mestrado, com em média 60 professores e 50 técnicos administrativos. A princípio, serão disponibilizadas na sede de Viamão cerca de 1.200 vagas, e o ingresso dos alunos será por meio de um processo seletivo e, além disso, de bolsas de estudo cedidas pelo governo federal, através do Enem.

 

Texto e fotos: Beatriz Tavares

 

####