Defesa de Jaqueline ao Conselho de Ética deverá ser entregue amanhã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de março de 2011 as 14:10, por: cdb

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do caso Jaqueline Roriz (PMN-DF) no Conselho de Ética, informou que o advogado da deputada, Eduardo Alckmin, solicitou há pouco uma reunião com Sampaio e com o presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), para amanhã, às 14h30. No encontro, Alckmin deverá apresentar a defesa de Jaqueline ao colegiado.

A defesa à Corregedoria deverá ser apresentada ainda hoje, de acordo com a assessoria da deputada. Jaqueline responde a processo disciplinar no Conselho de Ética e é investigada pela Corregedoria.

Antes do mandato
Segundo Sampaio, Eduardo Alckmin deverá questionar, entre outros pontos, o fato de a representação do Psol contra Jaqueline tratar de eventos ocorridos antes do início do mandato da deputada na Câmara. A parlamentar foi filmada em 2006 recebendo dinheiro de Durval Barbosa, operador e delator do esquema de corrupção conhecido como “mensalão do DEM”. Na época, Jaqueline era candidata a deputada distrital.

O relator do caso disse também que Alckmin deverá recorrer ao Judiciário contra o recebimento da representação pelo Conselho de Ética. Segundo Sampaio, a defesa é legítima. “(A deputada) está no exercício pleno do seu direito de defesa e eu não esperaria outra atitude”, disse. O relator não soube informar quando o advogado de Jaqueline acionaria o Judiciário.

Verbas indenizatórias
Na última sexta-feira (25), o Psol fez um aditivo à representação apresentada ao Conselho de Ética, em que pede que o colegiado investigue também denúncia de uso irregular de verbas indenizatórias da Câmara. Conforme a denúncia, publicada pela imprensa, a deputada teria usado verba da Câmara para pagar R$ 1.120,74 em despesas de uma sala comercial do seu marido, Manoel Neto. Nesse caso, a suposta irregularidade teria ocorrido durante o mandato de Jaqueline como deputada federal.

Tempo real:15:36 – Câmara recusa novo pedido de licença de Jaqueline Roriz11:14 – Advogados de Jaqueline Roriz entregam hoje defesa à CorregedoriaReportagem – Carolina Pompeu
Edição – Daniella Cronemberger