Defesa Civil previne sobre mar agitado no litoral sul

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 25 de março de 2006 as 10:49, por: cdb

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alertas sobre a possível ocorrência de mar agitado no litoral dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nestes sábado e domingo. No Paraná, o alerta vale apenas para este domingo.

A previsão indica que as ondas em alto mar poderão alcançar 2,5 metros no litoral do Paraná e até 3 metros no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, principalmente no sul deste estado, com propagação de sul/sudeste. Por isso, a Sedec desaconselha o tráfego de pequenas e médias embarcações na costa dos três estados.

O mar agitado é conseqüência do deslocamento de um ciclone extratropical para o oceano. O fenômeno, típico da Região Sul, é diferente do Catarina, classificado por pesquisadores como o primeiro furacão da América do Sul. Em março de 2004, o Catarina atingiu moradores de municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) orientaram o envio de alertas sobre mar agitado para a Região Sul.