Defesa Civil alerta para risco de chuva em Minas até segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de janeiro de 2011 as 09:40, por: cdb

Brasília – Boletim da Defesa Civil de Minas Gerais publicado hoje (1º) alerta para a “possibilidade de eventos adversos” no estado nos primeiros dias do ano. A informação meteorológica é que uma frente fria permanecerá sobre o estado até segunda-feira (3) e poderá provocar chuvas em Ipatinga, Governador Valadares, Caratinga, Mucuri, Campo das Vertentes e nas regiões da Zona da Mata e do Baixo Jequitinhonha.

O Centro de Prevenção de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), informa que poderá ocorrer pancadas de chuvas hoje nas cidades do Triângulo Mineiro. Também pode chover no sudeste do estado.

Nos últimos 15 dias, 13 municípios mineiros comunicaram à Defesa Civil a ocorrência de desastres como vendavais, enxurradas, inundações e deslizamentos. Nesse período, 11 cidades decretaram situação de emergência

No Espírito Santo, também castigado pelas chuvas dos últimos dias, a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é que vai chover hoje no sul do estado e na região serrana. Segundo o Incaper, a partir de amanhã as chuvas deverão cessar.

Na última quinta-feira (30), a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou mil cestas de alimentos para as pessoas atingidas pelas chuvas em 27 municípios do estado.

Edição: Juliana Andrade