Dados sobre criminalidade contém erros, informa Senasp

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de março de 2003 as 18:34, por: cdb

O coordenador-geral de Gestão da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Renato Sérgio de Lima, esclareceu nesta terça-feira que os dados de criminalidade, divulgados recentemente pela secretaria, estão incorretos devido a uma falha técnica do próprio órgão.

“Os dados de 2001 foram gerados em duplicidade e os de 2002 totalizados com informações parciais”, explicou.

Lima disse que a Senasp está aprimorando a gestão de informação a fim de dar confiabilidade à mesma, por isso só divulgará o índice de 2002 quando todos os estados fecharem suas planilhas.

“Dados parciais podem gerar falsas informações”, justificou. O coordenador informou ainda que não há previsão de quando será finalizado o trabalho.

O investimento em políticas públicas na área de segurança, segundo o coordenador, necessita de dados consistentes. Para tanto, a Senasp pretende padronizar a coleta com os estados.

“O aperfeiçoamento constante da base de dados servirá para diagnosticar os problemas de criminalidade nos estados e, assim, utilizar os recursos de maneira racional”, enfatizou.

O controle de qualidade da informação, disse o coordenador, já é identificada pelos estados, que permanentemente corrigem seus erros com a Senasp.

“Sempre que é detectada uma falha na informação, nossos técnicos entram em contato com os estados a fim de corrigi-la”, concluiu.