Curso de Ecojoia é diferencial no Núcleo de Formação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 15:42, por: cdb

 

Entre os diversos cursos disponíveis no Núcleo de Formação da Casa da Cultura, alguns chamam a atenção devido à originalidade. Um destes é o Curso de Ecojoias, ministrado pelo artesão e ouvires Alex Juares.
 O curso é destinado a maiores de 16 anos e as mensalidades são de R$ 50,00, sendo que o material das aulas já está incluso no valor da mensalidade. As aulas acontecem das 15 às 17 horas, na terça ou na quinta-feira.

 O curso visa promover a geração de renda por meio da produção de ecojoias, além de bijuterias e semijoias. Para tanto, o artesão Alex ministra aprendizado teórico e prático de diversas técnicas, enfatizando o conhecimento dos metais, suas propriedades, ligas e apresentações físicas. Os conceitos, a história e a importância da bijuteria e joalheria na sociedade também têm destaque no curso.
 O conteúdo do curso implica o uso de diferentes materiais, a utilização de ferramentas específicas, e a criação das peças com diferentes matérias, cores, texturas e composições. “Tudo isso possibilita ao aluno múltiplas alternativas de criação e produção, formando a base para o estudo e aprendizado da joalheria”, explica Alex, que também ministra cursos de joalheria.
 Alex desvenda para seus alunos a prática do manuseio de alicates para a confecção das peças, e ensina pontos de argolas de correntes, como o peruano, a escama de peixe, o português – entre outros. São vários os tópicos que compõem o programa do curso ministrado por ele.

 Os interessados pelos cursos oferecidos devem procurar a Casa da Cultura, situada à Rua São Bento 909, de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 09h30 às 12h30, para realizarem as inscrições.
 O Núcleo de Formação da Casa da Cultura tem a realização da Secretaria Municipal de Cultura, e possibilita espaço e fomento para o trabalho dos artistas locais.

   SERVIÇO:Inscrições abertas para o curso “Ecojoias”, com Alex JuaresLocal: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)Turmas: Terça ou quinta-feiraHorário: das 15 às 17 horasMensalidade: R$ 50,00Informações: 3333-1159 e 3332-7420