Curso de Desenho Artístico usa lado direito do cérebro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 16:16, por: cdb

 

Inscrições abertas para o curso do Núcleo de Formação da Casa da Cultura

 O Núcleo de Formação da Casa da Cultura está com inscrições abertas para o curso de Desenho Artístico (usando o lado direito do cérebro), com o ilustrador e designer gráfico venezuelano Maurício Vera Failache. O Núcleo de Formação é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e tem como objetivo promover e ampliar o espaço para formação nas várias linguagens artísticas oferecidas pelos artistas, nos diferentes cursos que compõem a programação deste ano. Os interessados podem se inscrever na própria Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.
 São duas turmas disponíveis: na manhã da terça-feira (9h30), ou na tarde da quinta-feira (14h). As mensalidades custam R$ 35,00. O curso é dirigido a qualquer pessoa, acima de 14 anos, com vontade de aprender ou melhorar suas qualidades como desenhista. “Após algumas aulas teórico-práticas, o aluno será capaz de representar qualquer objeto e até espaços públicos (desenhos urbanos), para o que serão realizadas visitas em alguns lugares públicos da cidade para desenhar”, aponta Maurício.

 Entre os objetivos do curso, o professor conta que está conhecer e dominar as cinco habilidades básicas do desenhista: percepção de linhas ou silhuetas, espaços, relações, luzes e sombras, e finalmente a percepção da Gestalt. “Isto desenvolverá a habilidade de ‘ver’, compor e representar da melhor maneira o objeto de desenho do aluno”, conta.
 De acordo com o designer, o curso tem suas bases nas técnicas desenvolvidas pela arte-educadora Dra. Betty Edwards, que consistem, resumidamente, em suprimir ideias preconcebidas pelo desenhista sobre como um objeto deveria ser.

 Maurício explica que, além destas técnicas sobre observação e controle dos hemisférios cerebrais envolvidos no processo de desenho, sentimentos e criação, há atividades e bate-papos sobre obras de arte de diversos artistas, e também uma breve sessão de relaxamento acompanhado de ambiente com música nas sessões de desenho.
 Maurício Vera Failache nasceu em Caracas, na Venezuela. Apesar de, em 1999, ter se graduado em Direito, desde 2004 dedica-se às artes plásticas. Maurício trabalha atualmente como ilustrador, designer gráfico, e professor de desenho. 
 SERVIÇO: 
Inscrições abertas para o curso de Desenho Artístico (usando o lado direito do cérebro), com Maurício Vera Failache
 
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)Turmas: terça-feira (9h30), ou quinta-feira (14h)Mensalidade: R$ 35,00Informações: 3333-1159 e 3332-7420