Cúpula do Mercosul quer discutir entrada de novos países no bloco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de junho de 2003 as 21:27, por: cdb

A discussão sobre o ingresso de novos países da América Latina no Mercosul promete agitar os debates durante a XXIV reunião do bloco econômico nesta quarta-feira, na capital paraguaia.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje ao desembarcar em Assunção, que vai reiterar durante a reunião o pedido para que o país integre o bloco econômico.

– Essa cúpula é o momento crucial para a nova integração da América do Sul. Só unidos poderemos seguir adiante, poderemos derrotar a miséria – ressaltou Chávez.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no início da noite em Assunção. Ele não falou com jornalistas que o aguardavam no Aeroporto Silvio Petirossi. Lula seguiu direto para a residência oficial da Embaixada do Brasil para um rápido descanso.

Daqui a pouco, o presidente Lula participa de jantar oferecido pelo presidente do Paraguai, Luiz González Macchi, aos participantes da Cúpula.

A estréia de Lula na reunião do bloco econômico está sendo bastante aguardada pelos paraguaios, que enxergam no presidente brasileiro uma nova corrente de poder na América Latina, ao lado do novo presidente da Argentina, Néstor Kirchner.