Cultura francesa terá festival em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de junho de 2003 as 13:11, por: cdb

Entre os dias 27 de junho e 13 de julho o Shopping Frei Caneca, em São Paulo, vai abrigar o C’est Si Bon – 1° Festival da Cultura Francesa. O evento vai oferecer uma série de atividades para mostrar aos brasileiros os principais traços da cultura francesa. Uma das intenções dos organizadores é mostrar o quanto a cultura da França está presente no Brasil.

Mostras de dança, gastronomia, artes plásticas, estética, cinema e degustação de vinhos fazem parte da programação dos 17 dias do evento.

A abertura do festival, no dia 27, será com uma vernissage da exposição “Janelas Gêmeas”, na qual oito artistas plásticos brasileiros vão retratar a interação entre as culturas brasileira e francesa em quadros que abordam paisagens urbanas, culinária e folclore, entre outros temas. Além das peças individuais haverá um painel de três metros pintado pelos oito artistas.

Cinema

O C’est si Bon contará com um festival de cinema francês apresentando uma programação que inclui desde clássicos da cinematografia francesa – como E Deus Criou a Mulher (1956), de Roger Vadim com Brigitte Bardot -, até filmes inéditos no Brasil, como o Tchao Mane (1983), de Claude Berri, com Coluche. A mostra acontecerá no Unibanco Arteplex do Shopping Frei Caneca, de 28 de junho à 11 de julho. Os ingressos custarão R$ 4.

Culinária

A programação do festival tem como destaque as oficinas de estética, degustação de vinhos e queijos e as de culinária francesa, oferecidas por chefs de São Paulo, como Olivier Anquier, Alain Uzan, José Maria Meira e Patrick Ferry.

Outra importante atividade será o Concurso de Culinária Francesa, no qual restaurantes franceses de São Paulo vão disponibilizar diariamente pratos típicos da culinária francesa do século 18 e 19, especialmente preparados para o festival e adaptados para os dias de hoje. O público poderá degustar esses pratos em cada restaurante participante do concurso e dar seu voto através de cupons disponibilizados nos próprios restaurantes.

Festa de Rua

Dentro da programação do C’est si Bon, será realizada uma festa de rua “à francesa”, nos dias 12 e 13 de julho, na avenida Paulista, n.º 1.842, em frente ao Consulado da França. A festa contará com apresentação de can-can, apresentação do cancioneiro popular francês, barracas com comidas e bebidas típicas e show pirotécnico.

O evento vai contar com as presenças do cônsul-geral da França no Brasil, Jean-Marc Laforêt, e da prefeita Marta Suplicy. Na ocasião, a cantora e atriz Bibi Ferreira receberá o troféu C’est Si Bon pela importante atuação na divulgação da cultura francesa no Brasil.

Além das ações realizadas no Shopping Frei Caneca, o C’est si Bon também contará com atividades no Liceu Pasteur e na Fnac.

O evento será beneficente e parte da renda será revertida para o programa Fome Zero e para ações da escola Arca de Noé, que atende a 75 crianças carentes, entre 2 e 7 anos de idade, na Vila Prudente, em São Paulo.