Cultura encerra nesta quinta inscrições para seleção de bailarinos bolsistas da Companhia Estável de Dança

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 11:52, por: CdB
A Secretaria Municipal de Cultura encerra nesta quinta-feira, 29 de março, inscrições do chamamento público para a seleção de bailarinos bolsistas que vão formar a Companhia Estável de Dança do Município de Bauru.

A Companhia foi criada em 21 de setembro de 2011, pela Lei nº 6.119. O edital completo foi publicado na edição desta terça-feira, 28/02, do Diário Oficial do Município.

Os interessados devem se inscrever na Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura, até às 17 horas do dia 29 de março. A Divisão fica na Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro.
A carga horária a ser cumprida pelos BAILARINOS BOLSISTAS será de 20 (vinte) horas semanais, sendo que terão direito a bolsa mensal no valor de R$ 354,13 (trezentos e cinquenta e quatro reais e treze centavos), equivalente a 50% da Ref. -1, L. – I, da grade salarial de 8 (oito) horas dos servidores municipais.

O edital de Chamamento pode ser adquirido junto à Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida Nações Unidas, 8-9 Centro, Bauru/SP, durante o período de 28/02/12 a 29/03/12, das 09h às 12h e das 14h ás 17h, ou pelo site www.bauru.sp.gov.br, a partir desta publicação.

A Companhia iniciará atividades neste ano e tem por objetivos:
I – Despertar no adolescente e no jovem o gosto, sensibilidade e prática da dança
II – Democratizar o acesso ao ensino da dança na comunidade
III – Estimular a criatividade e o pensamento reflexivo
IV – Estimular a formação de grupos de dança no Município de Bauru
V – Promover a cidadania
VI – Estimular a socialização por meio do entendimento do ambiente em que vive
VII – Contribuir no processo de formação educacional dos adolescentes e jovens
VIII – Auxiliar os jovens e adolescentes a se profissionalizarem como bailarinos
IX – Representar o Município de Bauru em Festivais e Mostras de dança: Estaduais, Nacionais e Internacionais
X – Apresentar espetáculos de dança a comunidade.

Serão selecionados até 16 (dezesseis) bailarinos bolsistas. Os dias e os horários das atividades serão definidos no momento da contratação, respeitada a carga
horária prevista no plano de trabalho, segundo as necessidades da Companhia.

Serão admitidos a participar da presente seleção bailarinos e/ou estudantes de balé clássico com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos e inferior a 21 (vinte e um) anos, comprovados por documento oficial com foto. No caso do candidato menor de 18 (dezoito) anos, a ficha de inscrição deverá ser assinada pelo responsável legal, mediante apresentação de documento oficial com foto. Os interessados devem apresentar comprovante de residência no Município de Bauru.

Além do protocolo de inscrição, o candidato deve comprovar experiência mínima de 6 (seis) anos de estudo da técnica do Balé Clássico, por meio de apresentação de declaração original emitida por escola de dança, academia de dança ou entidades culturais.

AVALIAÇÃO

O processo seletivo será realizado no sábado, 31 de março de 2012, no Centro Cultural “Carlos Fernandes Paiva”, na Avenida Nações Unidas 8-9, Centro. Os alunos deverão apresentar-se no local da prova às 14h00 para credenciamento, sendo que
deverão estar devidamente trajados para uma aula de balé clássico. Para as meninas é obrigatório o uso de sapatilhas de ponta.
Sequência das atividades e horários das avaliações:
14h00 às 14h20 - Credenciamento
14h30 - Prova escrita em forma de redação com duração de 30 minutos, essencial para o entendimento intelectual do candidato, sem caráter eliminatório, porém obrigatório. O candidato poderá escolher entre um dos três temas oferecidos pela banca examinadora no início da avaliação. É obrigatório o uso de caneta esferográfica preta ou azul.
15h15 - Início da aula técnica de balé clássico (Sapatilhas de ponta para as meninas).
17h00 - Divulgação da lista dos selecionados para a prova prática de aptidão.
17h15 - Prova prática de aptidão com apresentação de uma variação do repertório clássico do século XVIII ou XIX de no máximo 3 minutos, ou um solo livre de no máximo 3 minutos (Sapatilhas de ponta para meninas).

O candidato deverá apresentar a música escolhida para a prova de aptidão em mídia CD contendo apenas a faixa a ser executada e também em arquivo digital (pen drive).

Os candidatos que atenderem todas as exigências contidas no edital serão avaliados por uma Comissão de Seleção de Notório Saber em Dança formada por 02 (dois) membros domiciliados fora do Município de Bauru, designados pela Secretaria Municipal da Cultura para este fim.

A avaliação se dará por meio de três etapas: aplicação de uma prova teórica em forma de redação, aula técnica de balé clássico e prova prática de aptidão. Somente os aprovados na aula técnica estarão credenciados a realizar a prova prática de aptidão.
Durante a aula técnica e a prova prática de aptidão, o candidato será avaliado segundo os seguintes critérios:
A) Relação corpo e espaço (compreensão da utilização do espaço dentro do estúdio e em relação aos demais bailarinos)
B) Presença cênica
C) Musicalidade
D) Capacidade de assimilação das seqüências propostas
E) Qualidade de movimentação
F) Domínio técnico
G) Saúde geral
H) Harmonia músculo esquelética.

A conceituação avaliativa dos candidatos será por meio da classificação “Apto” ou “Não Apto”, de acordo com critérios relacionados nos itens 6.2 e 6.3. Estarão selecionados os candidatos que obtiverem o conceito “Apto” após avaliação dos profissionais integrantes da banca examinadora.
Não serão fornecidos aos candidatos os comentários individuais atribuídos pelos integrantes da banca examinadora. A lista com os nomes dos aprovados será publicada no Diário Oficial do Município de Bauru e em listas que serão afixadas na Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após a realização do processo de seleção.
 « 
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo