Cristovam assina convênio com universidades americanas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de maio de 2003 as 00:22, por: cdb

As relações entre as universidades brasileiras e americanas foram o principal assunto do encontro do ministro da Educação, Cristovam Buarque, nesta quarta-feira, com o chanceler Gordon Gee, da Universidade Americana do Tennessee, Vanderbilt.

Segundo Gordon Gee, eles acabaram de assinar um convênio com as universidades federais de São Paulo e da Bahia, além de salientar o interesse de intercâmbio na área de pesquisa.

Para o chanceler, é importante ressaltar que a universidade do Tennessee vai implantar, em janeiro de 2004, um centro de estudos para todas as Américas. Esse centro estará voltado para áreas de arte, política, relação econômica, educação e raça, especialmente.

– Desde de 1995, temos um enfoque de estudo sobre o Brasil. Na época, o presidente Dutra, junto com o ministro das Relações Exteriores da época, Oswaldo Aranha, inauguraram esse centro – ressaltou Gordan Gee.

O ministro e o chanceler americano falaram ainda sobre o interesse comum que existe em relação ao tipo de universidade que deve ter no Século XXI. De acordo com Gordon Gee, em junho haverá uma reunião somente para debater esse assunto em Paris.