Cristo Redentor, de braços abertos para festa do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2007 as 11:41, por: cdb

O Rio amanheceu, nesta quinta-feira, em festa pelos seus 442 anos de fundação e mais perto do maior presente: a eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Os cariocas reagiram e deram 10 milhões de votos ao símbolo da cidade, que já está entre os 7 pontos turísticos preferidos do planeta. Por isso, a festa de aniversário será aos pés da estátua, no alto do Corcovado, a partir das 11h.

Pelo Cristo, os lojistas do Centro até alteraram uma velha tradição. A Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) antecipou para quarta-feira o bolo de parabéns na rua e, com comerciantes da Sociedade dos Amigos da Rua da Alfândega e Adjacências (Saara), fará a festa no Cristo Redentor nesta quinta-feira. – Este ano resolvemos inovar e o Rio terá dois dias de comemoração. A indicação para o concurso nos motivou a estender os festejos. É uma causa nobre – ressaltou Ênio Carlos Bittencourt, presidente da Saara.

Na festa de quarta-feira, a atriz Dercy Gonçalves e o jornalista Sérgio Cabral, pai do governador, foram homenageados. Ela recebeu faixa de ‘A centenária mais carioca do Rio’ e o jornalista, a de ‘O mais carioca do Rio’. Empolgados com a homenagem, os dois trocaram beijo na boca.

A convocação dos cariocas para a eleição ganhará as ruas do comércio popular mais famoso da cidade. A Rádio Saara começa nesta quinta-feira  a divulgar a campanha, que chegará aos seus consumidores por alto-falantes. – Vamos pedir para que todos se mobilizem e votem no Cristo. Temos que fazer a nossa parte para valorizar o que temos de melhor. Além disso, vamos nos oferecer para abrigar uma das urnas de votação – enfatizou Bittencourt. A votação das 7 Novas Maravilhas do Mundo é feita pela Internet.

A festa no Cristo pelos 442 anos do Rio terá um Bolo de dois metros que será distribuído para visitantes ao som da Banda de Ipanema e das músicas de Tom Jobim, cantadas pelo coral Botando as Asas no Ar. Haverá também apresentação de dança. Na Praça XV, a animação será a partir das 18h30, com shows grátis de Lenny Andrade, Quarteto em Cy e da banda Os Cariocas. No Pão de Açúcar, faixa de parabéns.

Nesta quinta a Uerj também comemora oferecendo três passeios gratuitos pelo Centro da cidade com guia que contará a história da região. Saídas às 9h, 13h e 22h. É necessário enviar e-mail antes para se inscrever em roteirosgeorio@uol.com.br. Mais informações em www.uerj.br .