Coronel confirma plano das Farc para resgatar Beira-Mar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 11 de novembro de 2002 as 23:45, por: cdb

A Polícia do Rio de Janeiro confirmou, nesta segunda-feira, a existência de um plano que conta com o apoio efetivo do maior grupo guerrilheiro da América Latina, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), para resgatar o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, do presídio de Bangu I.

Segundo o coronel José Ferreira Freire, da Polícia Militar, as polícias Civil, Militar e Federal, bem como o Corpo de Bombeiros, informaram à Secretaria de Segurança do estado que um integrante das Farc estaria na cidade com o objetivo de arrecadar dinheiro entre os traficantes para tirar Beira-Mar do presídio de segurança máxima.

A informação foi antecipada no fim de semana pelo jornal O Globo.

Segundo o coronel, há 20 dias o serviço de inteligência da Polícia obteve esta informação, confirmada há uma semana por um colaborador, que acrescentou que o integrante das Farc estaria escondido em uma favela da zona norte e utilizaria sua experiência em combates para orientar os traficantes sobre o resgate.

“A divulgação destas informações é uma estratégia nossa”, sustentou Freire. “Estamos falando para os bandidos que estamos atentos e acompanhando tudo o que acontece no Rio”.

Com a divulgação destes dados, o coronel também espera que a própria população ajude no trabalho de abastecer a Polícia com informações sobre este e outros crimes.

Beira-Mar, ao ser preso na Colômbia no final de 2001, estava agindo sob proteção das Farc.