Coritiba garante vaga na final com empate em 2 a 2 com o Londrina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de março de 2003 as 18:30, por: cdb

O Coritiba é o primeiro finalista do Campeonato Paranaense. Mesmo sem fazer um grande jogo, o alviverde segurou um empate por 2 a 2 com o Londrina, no Couto Pereira, em Curitiba, e garantiu sua vaga na final. O primeiro jogo, disputado no último sábado, terminou empatado em um gol. Por ter melhor campanha, o Coritiba entrou nas semifinais em vantagem.

O adversário do Coritiba será conhecido neste domingo, no confronto entre Paranavaí e Prudentópolis. As duas equipes irão se enfrentar em Paranavaí e o time da casa jogará por um empate para chegar à decisão. Qualquer que seja o adversário, o alviverde do Alto da Glória, por ter melhor campanha, jogará por dois empates.

Com a classificação garantida, o técnico do Coritiba já deve começar a quebrar a cabeça para montar seu time para as finais. Além de não poder contar mais com o zagueiro Edinho Baiano, contundido, e o lateral Adriano, convocado para a seleção brasileira sub-20, o treinador alviverde ainda perdeu três jogadores.

O atacante Edu Sales desentendeu-se com Jamur, do Londrina, e foi expulso do jogo. Já o meia Reginaldo Nascimento e o zagueiro Fabrício receberam o terceiro cartão amarelo. Os três jogadores estão suspensos, deixando Bonamigo sem cinco jogadores considerados titulares.

O jogo
Disposto a confirmar logo sua classificação, o Coritiba começou o jogo pressionando o Londrina. E logo aos 4min, num erro de Dário, Edu Sales roubou a bola e tocou para Lima. O meia do alviverde, porém, não soube aproveitar a chance e bateu para fora do gol.

Melhor em campo e dominando o adversário, o Coritiba conseguiu abrir o placar cinco minutos depois. Após cobrança de escanteio de Tcheco, Reginaldo Nascimento apareceu livre, no meio da zaga do Londrina, para marcar de cabeça.

A zaga do Londrina mostrou, desde os primeiros minutos, suas falhas no jogo aéreo. E logo após sofrer o primeiro gol, o time do interior quase leva o segundo, aos 11min. Novamente após cruzamento na área, Marcel apareceu livre para acertar boa cabeçada. O goleiro Marcelo fez uma ótima defesa.

A força do Coritiba, porém, durou apenas 20 minutos. Com a vantagem do empate, o time alviverde diminuiu seu ritmo em campo e o Londrina passou a crescer. A primeira chance do time alviceleste aconteceu aos 21min, com Paraguaio. Fernando defendeu.

O Londrina passou a dominar o jogo. Aos 24min novamente o atacante Paraguaio teve uma oportunidade para empatar o jogo. O jogador do Londrina recebeu livre um lançamento, avançou com a bola e, na saída do goleiro Fernando, bateu para fora, perdendo a chance.

Apático, o Coritiba só voltou a ameaçar o Londrina aos 28min. Roberto Brum recebeu no meio, limpou a jogada e fez um ótimo lançamento para Marcel. O atacante tentou bater de primeira, mas acabou pegando mal na bola, errando o alvo.

Com o jogo novamente equilibrado, o alviverde conseguiu manter o Londrina longe de sua área. E aos 37min ainda teve uma ótima oportunidade para ampliar. Edu Sales tocou de calcanhar para Lima, que fez bonita jogada e bateu para o gol. O goleiro Marcelo, com os pés, mandou para escanteio.

Ainda no final do primeiro tempo, o Londrina conseguiu responder e ameaçar o gol do Coritiba. Aos 40min, Paraguaio lançou Valdeir, que dominou a bola e bateu para o gol. Foi a vez do goleiro alviverde, Fernando, aparecer e fazer defesa difícil.

Na etapa final, a primeira chegada foi do Londrina, aos 3min, com Marcelo Silva. Mas um minuto depois o Coritiba chegou ao segundo gol, novamente após cruzamento na área londrinense. Tcheco cobrou escanteio e Marcel, de cabeça, marcou. Foi o nono gol do atacante, empatando com Tiago, do Iraty, na artilharia do torneio.

Como na primeira etapa, quando os jogadores do Londrina reclamaram muito da arbitragem, a partida continuou quente no segundo tempo. Aos 12min, Edu Sales e Jamur se estranharam e foram expulsos por Evandro Rogério Roman.

Apesar da desvantagem e de precisar marcar três gols, o Londrina não se entregou e tentou novame