Coréia do Norte estaria disposta a desistir de programa nuclear

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 2 de junho de 2003 as 19:15, por: cdb

Um congressista norte-americano que encontrou-se com líderes norte-coreanos em Pyongyang na semana passada disse nesta segunda-feira que a Coréia do Norte deve desistir de seu programa nuclear em troca de garantias de que Washington não tentará derrubá-los.

– Acredito que a Coréia do Norte está disposta a colocar fim a seu programa nuclear em troca de algumas garantias dos EUA de que não estamos buscando uma mudança de regime por lá – disse Eliot Engel, democrata de Nova York, em uma declaração escrita.

– Eles acreditam que os EUA derrubaram (o líder iraquiano) Saddam Hussein como parte do “Eixo do mal” (Iraque, Irã e Coréia do Norte, segundo os EUA) e eles poderiam ser os próximos. Tive a sensação com os norte-coreanos de que eles estão usando as armas nucleares como barganha para evitar que os EUA derrubem o governo – acrescentou.

Garantias

A Coréia do Norte pediu repetidas vezes aos EUA – principalmente através da mídia oficial – uma garantia formal de que não será atacada.

Os Estados Unidos têm sido relutantes em assinar um documento formal, mas autoridades norte-americanas disseram que considerariam a idéia de fazer algo por escrito.

Engel participou de uma delegação de seis membros da Câmara dos Deputados que conversaram no último sábado em Pyongyang com o Ministro das Relações Exteriores norte-coreano Paek Nam-sun e com o presidente da Assembléia Suprema do povo (Parlamento).