Copom sobe os juros para 18,25%

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de janeiro de 2005 as 22:49, por: cdb

Em reunião que terminou no início da noite desta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu aumentar em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros Selic, que passará para 18,25% ao ano.

Na nota divulgada no fim da reunião, o Copom explicou que: “Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juros básica iniciada na reunião de setembro, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a Selic para 18,25%, sem viés”.

A última reunião do Copom foi realizada no dia 23 de dezembro e a Selic foi elevada também em 0,5 ponto percentual, de 17,25% para 17,75% ao ano.

A Selic é usada em empréstimos que o Banco Central faz a instituições financeiras e serve de referência para a elaboração de outras taxas de juros. Ao elevar a taxa de juros, o BC deixa o crédito mais caro, inibindo o consumo e evitando que a inflação saia do controle.

Criado em 1996 para estabelecer as diretrizes da políticas monetária do governo e definir a taxa básica de juros, o Copom é também dirigido pelo presidente do BC.