Copir prestigia festa de matriz afro descendente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 16:06, por: cdb

Fotos: SemppNa noite do último sábado, 21, o coordenador municipal de Igualdade Racial, Florival de Souza Filho, esteve presente no terreiro de candomblé Ilê Axé Omim Dandá Onirê. O objetivo da visita era prestigiar o ritual de passagem em que quatro integrantes da casa foram intitulados com novos postos. A dirigente do terreiro, a yalorixá Vânia, confirmou um axogum, uma ekede e dois iaôs – autoridades e ministros do candomblé responsáveis por uma séries de funções na casa.  

Segundo Florival encontrar-se constantemente com representantes dos movimentos negros e promotores da cultura e religiões de matriz afro descendente tem se mostrado como uma importante ação tanto para a Secretaria Municipal de Participação Popular (Sempp) quanto para a comunidade. “Em todas as visitas realizadas pela Copir nós temos sido recebidos da melhor forma possível. E isso mostra o quanto os lanços tem se estreitado”, afirma o coordenador.

festa estava linda e o terreiro lotado de participantes, dentre muitas crianças que prestigiavam acompanhadas dos seus pais e mães.
“Faz parte da nossa responsabilidade estimular o diálogo entre o município, a sociedade civil e a população negra. Por isso é tão importante que a gente reconheça e valorize os mais diversos atos promovidos”, ressalta Florival.

Desde que foi criada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no ano passado, a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (Copir) tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de apoiar e dar suporte à manutenção das tradições e da cultura afrodescendente na cidade. Entre os compromissos da Copir está prevista a representação do poder público municipal nas várias festas afro-religiosas realizadas na capital sergipana.