Coordenação política avalia PAC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2007 as 19:19, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou nesta terça-feira com os integrantes da coordenação política o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na segunda. A reunião durou duas horas. Na avaliação geral, os ministros consideraram que o governo conseguiu comunicar com eficácia as medidas que visam estimular o crescimento da economia, de acordo com informações da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Após o anúncio oficial, no Palácio do Planalto, o PAC recebeu críticas variadas de integrantes de governadores, do meio empresarial e de trabalhadores, que vêem com reserva o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na formação de um fundo para financiar obras de infra-estrutura.

Ainda conforme a Secretaria de Imprensa, o funcionamento do Grupo Executivo do PAC (Gepac) também foi discutido. Criado ontem por meio de decreto, o grupo terá a função de acompanhar o cumprimento do cronograma de execução do programa. O Gepac será composto por representantes da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil e das Secretarias de Orçamento Federal e Planejamento e Investimentos do Ministério do Planejamento; do Tesouro Nacional e de Política Econômica, ligadas ao Ministério da Fazenda.

O Gepac é vinculado ao Comitê Gestor do PAC, responsável por fiscalizar e coordenar o andamento das medidas.

Participaram da reunião o vice-presidente José Alencar e os ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro.