Cooperdique inaugura nova sede

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 17:10, por: cdb

A Cooperativa de Trabalho de Costura do Dique da Vila Gilda funciona em novo endereço desde a última sexta-feira (23), quando foi inaugurada sede na Rua Manoel Ferramenta Jr., 136, Areia Branca. O espaço representa mais um avanço na trajetória do grupo de mulheres que se uniu em 2007 em busca de uma alternativa para melhorar de vida.

No novo local, dotado de cerca de 40 máquinas de costura especializadas em vários pontos, bancadas de trabalho e ar-condicionado, elas poderão produzir mais e com maior comodidade.

A presidente da Cooperdique, Lucinéya Marques de Lima, resume o significado da conquista. “No início foi difícil, mas aos poucos recebemos apoio de vários parceiros. Hoje, graças a muito trabalho e a esses parceiros, nosso trabalho foi ficando conhecido, e agora mudamos para essa nova sede que nos dá possibilidade de voar mais alto”.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito João Paulo Tavares Papa lembrou da trajetória das costureiras. “São mulheres guerreiras que dão um exemplo de que com trabalho se consegue ir longe”. Com apoio da prefeitura, a Cooperdique foi criada em 2009 e inserida no programa Santos Novos Tempos, como meio de qualificação profissional e geração de renda.

O grupo tem atualmente 32 costureiras que fazem uniformes, roupas em geral, de praia, fitness e lingerie. Tem clientes em vários ramos de atividade, como uma empresa do segmento náutico, para a qual fornece estofamentos para bancos de embarcações.

As cooperadas estão otimistas. Maria do Carmo, 36 anos, já pensa em deixar a atividade de diarista para se dedicar integralmente à nova profissão. “Com o que aprendo aqui tenho certeza que tenho condições de subir na vida e ajudar minha família”. Maria Aparecida, 51 anos, já trabalhou como bordadeira e entrou para a cooperativa para aumentar a renda. “Já tenho uma noção do trabalho e agora quero me qualificar para crescer na profissão”.

A coopertativa também conta com apoio do Rotary Club Noroeste, UniSantos, ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), Senai e Sebrae. O telefone é 3301-4288.