Contra as drogas, Prefeitura de São João de Meriti lança Promad

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de março de 2012 as 23:28, por: cdb

Subsecretaria de Imprensa

Contra as drogas, Prefeitura de São João de Meriti lança Promad

Para o enfrentamento à dependência química no município, a Prefeitura de São João de Meriti, por intermédio da secretaria municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, lança, no dia 26, oficialmente, o Programa Municipal de Ações Integradas Contra as Drogas (Promad), na Câmara dos Vereadores. A política pública tem como foco a reintegração socioeconômica do usuário de drogas e sua família. O trabalho será especialmente direcionado ao viciado em crack, droga cinco vezes mais potente que a cocaína, mas também abrange todos os outros entorpecentes.

De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Leila Regina, a ação já tem um impacto bastante positivo desde sua fase de implementação, pois promove a integração do poder público e da sociedade civil no enfrentamento à droga, principalmente utilizando os conceitos de proteção à vida e de inclusão social. “Nossa prioridade é a vida, plena, com qualidade e cidadania”, pontuou Leila, que fez questão de ressaltar:
“É a primeira vez que um programa com esse perfil é criado na Baixada Fluminense como um todo.”
Com o slogan ‘Restaurando Cidadania…Protegendo Vidas’, o Programa prevê seis eixos de ação: a prevenção, o atendimento, o combate, a mobilização da sociedade civil e o apoio permanente ao dependente e sua família. Seu alinhamento visa à erradicação da dependência química no município e a promoção do desenvolvimento humano local.

Para tal, o Promad em São João de Meriti trabalhará com as seguintes frentes: a realização de um diagnóstico no município, que apontará os principais pontos de consumo de drogas; montagem e funcionamento de um Observatório Municipal para alimentar o fluxograma de serviços; mobilização e articulação de organizações e espaços que atuem com tema, trabalhando com a prevenção junto às escolas, locais religiosos, ONGs etc; e implantação de Núcleos de Reinserção e Apoio ao Dependente e sua família (NUCRADs) e NUCRAD Móvel, que, neste caso, irá aos locais de consumo de drogas.

As atividades estão previstas para maio, quando o diagnóstico estará totalmente concluído e os NUCRADs implantados. Em junho, haverá a caminhada pela vida e o Seminário da Baixada.

O Programa integra várias secretarias municipais e estabelece ainda parcerias com os tribunais de Justiça de São João de Meriti, a Defensoria Pública, as promotorias, e também com os órgãos de Segurança Pública. E já conta com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal para sua implementação.

Publicado em: 24/03/2012