Consumidores saldam dívidas e batem recorde histórico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de dezembro de 2005 as 23:21, por: cdb

Levantamento da Serasa, divulgado nesta quinta-feira, apresenta um recorde histórico. Este ano, em todo o país, 10,5 milhões de consumidores pagaram suas dívidas e não constam mais da lista de inadimplentes. O número é 10% maior do que o registrado em 2004, enquanto que o total de consumidores que passaram a figurar no cadastro de inadimplentes cresceu menos 6%, se comparado ao mesmo período de 2004.

Para os técnicos da Serasa, o recorde no número de baixas pode ser explicado pela melhoria dos indicadores do mercado de trabalho e pela utilização de parte do crédito consignado para saldar dívidas vencidas. O consumidor também costuma também utilizar o 13º salário (a primeira parcela já foi paga) para quitar as suas dívidas, até porque ele só consegue comprar novamente se estiver com o nome limpo.

Segundo a pesquisa, este ano a maioria das anotações no cadastro de inadimplência é de cheques sem fundos. Em outubro, embora os dados de novembro ainda não tenham sido divulgados, a emissão de cheques sem fundos significou 37% do total da inadimplência, enquanto que os cartões de crédito e financeiras representaram 33,2%, o sistema financeiro (bancos) 27,8% e títulos protestados, 2%.