Consumidor de São Paulo encerra o ano menos endividado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 as 14:05, por: cdb

São Paulo – O consumidor paulistano vai encerrar 2010 com menos dívidas do que em 2009. De acordo com a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (29) pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), 46% das famílias ouvidas têm alguma dívida. Em dezembro do ano passado, eram 50%.

A quantidade de famílias com contas atrasadas também diminuiu. Na Peic de dezembro de 2009, elas eram 20% do total. Em dezembro deste ano, caíram para 13%.

Além disso, diminuiu o percentual dos consumidores que afirmam não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas. No fim de 2009, eles eram 6,4%. Este ano, o percentual é de 4,3%.

Para a Fecomercio, os resultados refletem o aumento da confiança dos consumidores, a queda no desemprego e o pagamento do décimo terceiro salário. Devem-se também à maior oferta de crédito e à redução nas taxas de juros.

A entidade destaca ainda que a queda no endividamento está ligada à maior preocupação dos consumidores quanto ao pagamento de suas contas. Fato considerado positivo pela Fecomercio.

“A queda desse índice [de endividamento] é o reflexo da preocupação das famílias com os gastos de começo de ano, o que demonstraria o aprendizado do consumidor em relação à economia doméstica e às vantagens de se pagar contas e impostos à vista”, informou a entidade, em nota à imprensa.

 

Edição: Aécio Amado