Conssedi aprova relatórios dos Grupos de Trabalho

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 15:59, por: CdB

          Na Reunião Plenária ocorrida na manhã desta quarta-feira (25), os membros do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) aprovaram os relatórios apresentados pelos Grupos Temáticos da saúde e da mobilidade urbana. Segundo o presidente da entidade, estava sob apreciação também o relatório elaborado pelo Grupo Temático responsável pelas discussões acerca da viabilização de um porto seco no município.
          Com relação às questões relacionadas à saúde, o presidente do Conselhão, Matteo Chiarelli, destacou que os conselheiros, após análises minuciosas dos relatórios elaborados a partir da apresentação do panorama geral da saúde local, pela titular da pasta, Arita Bergmann, decidiram realizar uma grande mobilização no sentido de liberar verbas do Estado e da União para a área de saúde local. “Pretendemos mobilizar toda a comunidade, contando inclusive com forças políticas, no sentido de trazer para Pelotas recursos estimados em mais de dois milhões de reais, oriundos da Consulta Popular e de emendas parlamentares, que apesar de aprovados, não foram liberados. Esta verba atende, dentre outras necessidades do setor, a traumatologia da Santa Casa, a UTI da Beneficência Portuguesa e o incremento no número de leitos destinados à saúde mental”, contou ele.
          Chiarelli argumentou ainda que, em função da aprovação da emenda 29, que estabelece percentuais para governo federal, estados e municípios investirem na área de saúde, o repasse de recursos passa a ser uma obrigação ainda maior do Estado e da União, já que o município vem cumprindo sua parte e investe, no setor, mais do que é obrigado por lei a investir.
          Com relação à implantação do Porto Seco, Chiarelli declarou que a ideia inicial, que seria de criar um espaço de entreposto, o que por si só, já traria benefícios para o município, evoluiu para a possibilidade de implementação de um Porto Seco e para tanto, membros do Conselhão se deslocarão à capital do Estado, na próxima semana, com o objetivo de visitar a estrutura do Porto Seco de Porto Alegre e, a partir daí, conhecer um pouco mais sobre sua estrutura de funcionamento e de gestão. “Vamos conhecer, verificar ‘in loco’ como funciona, pegar experiências positivas e adaptar à realidade do nosso município”, destacou ele.








Data: 25/01/2012
Hora: 17:31
Redator: Sandra Lima -
Fotógrafo: Janine Tomberg -

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo