Consocial Jundiaí elegerá propostas para a conferência estadual

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 17:59, por: cdb

O prefeito Miguel Haddad participou da abertura da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) que acontece hoje e amanhã, das 18 às 22 horas, no Complexo Argos. Em Jundiaí, a Consocial vai eleger as propostas que serão defendidas no encontro estadual que está agendado para os dias 30 de março e 1º de abril.

Em Jundiaí, a Consocial vai eleger propostas que serão defendidas no encontro estadual

Com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, o encontro vai promover um debate sobre transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle do uso dos recursos e da gestão pública. “Jundiaí é a cidade do Portal da Transparência, da Consulta Pública ao Orçamento, do Compra Aberta, do Plano Diretor participativo e agora, dá mais um passo para ter a administração mais transparente do Brasil”, comentou o prefeito Miguel Haddad.

Miguel Haddad participou da abertura da 1ª Consocial

A conferência municipal vai discutir os temas definidos pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão responsável pela nacional. Nesta terça-feira (28), o presidente da Consocial, o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, apresentou o texto base e a metodologia da conferência foi explicada pelos profissionais do Senac-Jundiaí, responsáveis pela aplicabilidade da ferramenta World Café, escolhida para sistematizar as discussões nos grupos temáticos. “Temos que assegurar a todos o direito da palavra de maneira democrática e transparente”, comentou Parimoschi.

Na sequência, os participantes foram encaminhados para as salas de debates, conforme o eixo temático escolhido no momento da inscrição. Quatro salas foram preparadas, divididas pelos eixos sugeridos pela CGU: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e participação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Os participantes da Consocial Jundiaí também vão eleger, os delegados que defenderão as propostas da cidade na conferência estadual que acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril, em São Paulo. De acordo com Parimoschi, 44 pessoas manifestaram no ato da inscrição a intenção de ser delegado. “Jundiaí poderá eleger cinco delegados. E amanhã também conheceremos as propostas mais votadas”, comentou.

A conferência municipal é a primeira etapa de três conferências que culminam com a organização da nacional entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília. A etapa estadual acontece dias 30 de março e 1º de abril, em São Paulo.

Fotos: Murilo Borçal