Conselho do Iraque reúne-se com rebeldes em Falluja

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de abril de 2004 as 10:27, por: cdb

Uma delegação do conselho de governo do Iraque foi até a tumultuada cidade de Falluja no sábado para tentar fechar um acordo de paz com os rebeldes, após vários dias de combates que deixaram centenas de mortos na cidade.

“A delegação, formada por dois membros do conselho e também por clérigos e outros notáveis de Bagdá, está reunida em Falluja” disse à Reuters Mahmoud Othman, outro integrante do conselho de governo.

“Está reunida com lideranças religiosas e líderes das forças contrárias à coalizão em Falluja”, afirmou Othman, acrescentando que é provável que a delegação permaneça na cidade “até que seja fechado um acordo”.

A delegação é composta por Hakim Al Hosni, vice-líder do Partido Islâmico Iraquiano, e Ghazi Al Yawar, membro sunita do conselho, composto por 25 pessoas. Othman não disse quem eram os clérigos e notáveis de Bagdá.

Mais cedo, Al Hosni convocou as forças que combatem em Falluja a respeitar a oferta de trégua feita pelas forças americanas na manhã do sábado.

“O Partido Islâmico Iraquiano exorta nossos irmãos em Falluja a cessar os ataques de seu lado, porque os americanos estão dizendo que estão respeitando o cessar-fogo, mas estão enfrentando ataques que são obrigados a responder”, disse Hosni à televisão Al Jazeera.

“Queremos que vocês nos ajudem a interromper o derramamento de sangue e nos dêem uma chance para cuidar dos feridos, enterrar os mortos e entregar alimentos à cidade.”

Othman declarou que a delegação pretende pedir às lideranças em Falluja que entreguem os responsáveis pelo ataque lançado há dez dias contra um comboio americano comercial, quando os corpos das vítimas foram queimadas e arrastadas pelas ruas da cidade.

Ele disse também que as forças da coalizão liderada pelos EUA acreditam que combatentes estrangeiros, incluindo sauditas e sírios, vêm sendo enviados às escondidas a Falluja para combater ao lado dos insurgentes –contribuindo para formar a resistência acirrada que as forças americanas vêm enfrentando.