Conselho de Segurança Alimentar toma posse em Ipatinga

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Março de 2012 às 06:08, por: CdB

(28/03/2012) - Assistência SocialConselho de Segurança Alimentar toma posse em Ipatinga

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Ipatinga (Consea) tomou posse na tarde desta terça-feira (27) para o mandato 2012/2014. A solenidade foi presidida pelo prefeito Robson Gomes da Silva (PPS) na sala de reuniões da Prefeitura de Ipatinga. José Francisco Garcia foi reeleito e vai presidir o Conselho pela segunda vez, representando o Comitê Cidadania Contra a Fome. Como vice foi empossada Alessandra Araújo de Vasconcelos indicada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e como secretária Executiva Lúcia das Neves Fernandes, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A secretaria Geral foi assumida por Lucigrei Nunes de Souza (representante da Associação Habitacional) e a vice-secretaria, por Thiago Silva de Araújo (da Secretaria Municipal de Saúde).

Durante a solenidade, Robson Gomes disse que o Conselho “é um instrumento que possibilita garantir ações em favor da melhoria da vida daqueles que mais necessitam da segurança alimentar” e conclamou a todos os conselheiros a “ampliarem a interlocução entre a sociedade e o governo em busca deste objetivo”.

O secretário de Assistência Social, Cemário Campos, também comentou sobre o trabalho do Consea. Anunciou que havia participado na semana anterior de um Congresso Nacional de Gestores da Assistência Social, realizado em Fortaleza, “onde pude me inteirar com mais precisão das práticas desenvolvidas nas mais diferentes regiões e constatei que Ipatinga realiza, no momento, uma das mais avançadas políticas de nutrição do país com apoio federal do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”.

Nesta quarta (28), o presidente Francisco Garcia liderou uma visita dos conselheiros às instalações do PAA, rua Pedras Bonitas 160, bairro Iguaçu, e ao Restaurante Popular, rua Aimorés s/n, Centro, para “comprovação do acesso regular e permanente à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para todos”, como assegura o novo presidente do Consea.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar é constituído por um terço de membros governamentais e dois terços da sociedade civil. Também tomou posse a Comissão Fiscalizadora do Consea, constituída por Amantino Onésimo de Freitas (Sesuma), Elizabeth Moraes dos Reis (Grupo de Apoio aos Soropositivos-Gasp) e José Eudes Chaves Gandra.

Os demais membros foram indicados pela Secretaria Municipal de Educação, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Produtores Rurais, Faculdade Pitágoras, Central de Movimentos Populares, Associação Comercial (Aciapi), Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Sociedade São Vicente de Paula, Aliança Espírita, Igrejas Evangélicas de Ipatinga, Associação das Feiras Livres e Clube de Operadores de Rádio PX Coringa.

Por: ACS/PMI

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo