Conselho de Ética julgará representação contra deputado Delegado Protógenes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 28 de junho de 2012 as 11:02, por: cdb

O Conselho de Ética da Câmara analisará, na quarta-feira (4), o julgamento da representação do PSDB contra o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). O relatório do deputado Amaury Teixeira (PT-BA) pede o aprofundamento das investigações sobre as relações do parlamentar com Idalberto Matias de Araújo, conhecido como Dadá, ex-sargento da aeronáutica e acusado de integrar a organização chefiada por Carlinhos Cachoeira.

Escutas da Polícia Federal feitas durante a Operação Monte Carlo flagraram Protógenes dando orientações à Dadá sobre como agir para embaraçar a investigação da Operação Satiagrahada na corregedoria do órgão. Amaury Teixeira considerou que há fatos que requerem apuração aprofundada.

“Opinei pelo aprofundamento da investigação. Por enquanto, não está claramente caracterizada a quebra do decoro, mas acho que temos que dar sequência na investigação”, afirmou o parlamentar.

Somente se o relatório de Amaury Teixeira for aprovado é que será aberto o processo por quebra de decoro parlamentar contra Protógenes no Conselho de Ética. O julgamento estava previsto para o dia 13 de junho, mas foi adiado por pedido de vista de vários deputados. 

Reportagem – Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Westphalem