Conselheiros Locais de Saúde tomam posse nesta terça-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 08:32, por: cdb

29/02/2012
Nesta terça-feira, 28, foi realizada no auditório Cira Petrola, na sede da Regional III, a posse dos Conselheiros Locais de Saúde da SER III. No total, 328 conselheiros foram empossados, sendo estes representantes dos 16 postos de saúde, além dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Frotinha de Antônio Bezerra.

A cerimônia contou com a presença da chefe do Distrito de Saúde da SER III, Marilda Alves, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Antônio Luiz Matheus e Aíla Maria Marques representando a Coordenadoria de Participação Popular. Durante o evento, exposição sobre o histórico das votações, apresentações de coral e do projeto Ciranda da Vida fizeram parte da programação. A posse foi encerrada com fala dos convidados que mostraram os direitos e deveres dos conselheiros neste novo mandato.

De acordo com a conselheira do Frotinha do Antônio Bezerra, Valdete Ferreira, a maioria dos conselheiros eleitos é formada por novatos e a posse é uma forma de contextualizar o exercício da gestão e a convivência entre eles. “Acima de tudo, atuar como conselheiro é um ato pedagógico, pois nós aprendemos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), sobre controle social e tomamos ciência de nossos direitos e deveres junto a unidade de saúde”, afirma.

:: Mais
As votações para escolha dos conselheiros aconteceram no período de dezembro de 2011 a fevereiro deste ano em cada unidade de saúde. Os eleitos terão seu mandato válido até 23 de março de 2014. Cada unidade de saúde apresenta um Conselho Local de Saúde (CLS) com 16 conselheiros, sendo metade formada por usuários e a outra por gestores e trabalhadores. Por ser uma hospital de referência, o Hospital Distrital Evandro Aires de Moura (Frotinha do Antônio Bezerra) possui 24 conselheiros.